sábado, 20 de agosto de 2011

Entre o Desejo e a Ação!


Uziel Cerqueira


O congresso de jovens, o InPacto Jovem me transformou, não pelas experiências de outras pessoas, mas pelas minhas próprias experiências. Tenho tentado andar na contra mão do mundo e em direção a Deus. São tantos conflitos! O mundo anda tão turbulento, em trevas, não é preciso muito esforço para perceber. São guerras onde países perdem soldados, outros perdem cidades inteiras e as crises não cessam. Bolsas de valores instáveis, amedrontando os investidores; são políticos estáveis, cheios de dinheiro, de rendas duvidosas; a população em pânico com tanta violência e desigualdade. Enquanto tudo isso acontece, nos divertimos em frente à TV, assistindo novelas e reality shows. Que mundo é esse?

Hoje percebi o quanto longe estou dos propósitos de Deus. Realizando a leitura, em 2 Crônicas 34, pude perceber que preciso ir além, preciso mudar minha postura, deixar de só desejar que aconteça: deixar de gostar muito da Palavra de Deus, concordar com as Escrituras, desejar que minha igreja fosse mais forte, que nossa juventude fosse mais atuante. Isso tudo é muito bom, mas é inútil, se não vir acompanhado de ação.

Em 2 Crônicas 34, me deparei com um rei de 8 anos de idade, que talvez ninguém desse nada por ele, um rei que mudou a história de Judá. Cidade essa que era imunda, profana, onde havia governantes idólatras, a prostituição era cultural, uma sociedade doente e totalmente contaminada pelo pecado. Não muito diferente da época em que vivemos hoje. Josias tinha tudo para dar continuidade a essa vida pecaminosa. Mas resolveu fazer diferente, resolveu humilhar-se diante de Deus. Esse menino desafiou aquela sociedade, optou por andar na contramão do mundo da sua época, optando pela justiça, pela ação, optando por Deus. Ele mudou a história de Judá, adiou por alguns anos o castigo que Deus havia prometido àquela cidade. A cidade que fora amaldiçoada pelo Senhor, era agora uma cidade transformada pela ação do menino-rei Josias. Mas percebo que há um ponto na vida, em que o castigo é inevitável. Judá provocou de maneira tamanha o Senhor, que nada o faria deixar de castigar essa cidade. Mas Deus prometeu poupar a vida do rei Josias, pela sua obediência e amor a ele.

Vivo numa sociedade que é igual à Judá. Vejo uma sociedade que provoca o Senhor de tal maneira, sem temer a sua justiça. O que não vejo, são novos Josias, homens e mulheres com atitudes desse menino-rei, que se humilha perante Deus, que se empenha em mudar, que persevera.

Por isso sei o quanto estou longe dos propósitos de Deus. Tenho tentado, em ação, fazer diferente. Há um autor que não me recordo nome, que diz assim: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!” E eu concordo com ele, é a mais pura verdade! Quem deseja mudar, vai morrer desejando, mas, quem quer mudar, muda! Josias me fez ver que, aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre e nunca será esquecido! Que diferença fará daqui há um ano a vida da cantora Amy Winehouse, a moça que faleceu dias atrás? Que diferença faremos nós – eu e você - para a nossa igreja, família, amigos, pais e para o mundo?

Vivo agora fazendo a diferença, não quero ter roupas de crentes e atitudes de incrédulos. Minhas atitudes me farão diferente, sou sal da terra, sou luz do mundo.

E você, já experimentou andar na contramão do mundo, tem aceitado o chamado do Senhor?

Itabuna 19 de Agosto de 2011


4 comentários:

  1. Me identifiquei com o seu texto querido, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Que palavra abençoada irmão! Que o SENHOR JESUS guie seus passos aperfeiçoando-o cada vez mais.
    É tão difícil andar na contra mão de um mundo que draga as pessoas para o abismo. Que DEUS nos dê ouvidos e olhos espirituais para irmos além, além dos nossos desejos e na contra mão do desejo mundano! Deus seja louvado por tão grande obra que Ele irá realizar em nossas vidas.
    A PAZ DO SENHOR!

    Alana Maria

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito animada em ler seu post Uzi! Que bom q o Senhor tem nos despertado! E q Ele no ajude e fortaleça para andarmos na contramão! Mãos a obra!

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, realmente é fácil se identificar com tal situação, vivemos hoje assim, cheios de dejejos e poucas atitudes. O que Deus quer de nós é tão pouco quando medido com o que queremos dEle. O seu sacríficio por nós já foi feito, o que nos resta é buscar,adorar,engrandecer seu Santo nome, permanecer nos caminhos do Senhor. Quando sacrificarmos aquilo que realmente no custar, Ele inclinará os seus ouvidos e atenderá nosso clamor. Que Deus os abençoe.

    Uziel Cerqueira.

    ResponderExcluir