domingo, 28 de agosto de 2011

Contracultura: a Invasão



Como vimos em artigo passado (AQUI), Contracultura é “uma forma de cultura que visa atacar os valores culturais vigentes.” E há, no Cristianismo, um elemento perene de insatisfação cultural – que o torna, de alguma forma, essencialmente contracultural.
Os valores da Fé Cristã somente serão plenamente vividos na consumação do Reino de Deus. Enquanto o Reino não se estabelece, haverá sempre os pontos de atrito. Há sempre o que se contrapor. E, num mundo onde a chama da fé genuína é cada vez mais rara, muitos – e crescentes! - são os pontos de conflito.

O C. S. Lewis descreve bem o cenário: o universo está em guerra – diz. Para ele, o modo contracultural dos cristãos viverem é algo como uma INVASÃO:

“Um território ocupado pelo inimigo — assim é este mundo. O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos cha­ma a tomar parte numa grande campanha de sabota­gem”.  

     Nós “batalhamos” nessa guerra, ao modo do rei. É o modo dEle – a cultura com a qual atacamos os valores culturais vigentes. Cristo é o paradigma do Reino de Deus. É o padrão com o qual, nos esforçando para atingir, vivemos na contramão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário