segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pistas para a verdadeira CONTRAMÃO



Estivemos, nesses dias, meditando sobre o caminhar cristão, e, especificamente esse caminhar como um caminhar de contramão. 

Ora, contramão é uma direção contrária. A pergunta que ecoa é: contrária em relação a quê?

Jesus disse “eu sou o Caminho”.  O cristão é aquele que segue Este caminho - que, como desenvolvemos, é um caminho que se opõe a muitos outros. 

Se Ele é o Caminho certo, a mão correta do Reino de Deus, a contramão do caminho cristão é toda aquela a que Cristo se opôs. 

Contra quais caminhos, pois, Jesus se opôs?

Muitos. E nem todos estavam do lado de fora: “no mundo”. Antes, muitos estavam localizados dentro dos arraiais da religião. E muitos outros: dentro do próprio coração do homem.

Deixo trechos do Sermão do Monte que servirão de pistas para que vocês possam meditar um pouco sobre os caminhos contrapostos ao caminho do Evangelho.

Como veremos, Ele diz: “Ouvistes antes” – e cita tradições, e até mesmo o trechos da Antiga Aliança. Mas diz, como o Dispenseiro do Novo e Vivo Caminho: “Eu, porém, vos digo”.

E dizendo isso “Eu, porém, vos digo”: Ele dá a direção do caminho para quem está na contramão. 


***
Pista I - Mateus 5.21 -22

Ouvistes que foi dito aos antigos:
Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento.

Eu, porém, vos digo...
... que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo
 
Pista II - Mateus 5.27-28

Ouvistes que foi dito:
Não adulterarás. 

Eu, porém, vos digo:
qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.

Pista III - Mateus 5.31-32

Também foi dito:
Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 

Eu, porém, vos digo:
qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Pista IV - Mateus 5.33-37

Também ouvistes que foi dito aos antigos:
 Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. 

Eu, porém, vos digo:
de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus;  nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.  Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Pista V - Mateus 5.38-42

Ouvistes que foi dito:
Olho por olho, dente por dente. 

Eu, porém, vos digo:
não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.

Pista VI - Mateus 5.43-46

Ouvistes que foi dito:
Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 

Eu, porém, vos digo:
amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário