domingo, 3 de abril de 2011

Presos ou livres?

De onde viemos, para que viemos e pra onde iremos, essas três perguntas incomodam o homem desde os princípios de sua  história. Elas despertaram no homem uma busca sobrenatural e também racional por respostas que sanem seus conflitos, desejos, sonhos, esperanças, dúvidas, medos e temores do pós-morte. A busca sobrenatural deu origem a religião e a busca racional a filosofia. Portanto todo homem é religioso e filósofo.
Ser religioso e (ou) filósofo significa a luta do homem pela liberdade, mas essa liberdade geralmente não é plena, uns ficam escravos de pensamentos racionais e deixam de navegar no oceano das possibilidades sobrenaturais, outros ficam escravos de conceitos religiosos e dogmas, vivendo como pássaros em gaiolas, como disse o escritor Rubem Alves em um de seus livros: “Os homens dizem amar a liberdade, mas, de posse dela, são tomados por um grande medo e fogem para abrigos seguros. A liberdade dá medo. Os homens são pássaros que amam o vôo, mas têm medo dos abismos. Por isso abandonam o vôo e se trancam em gaiolas”.
Somos jovens trancados em gaiolas, que abandonamos nossos ideais. Buscamos particularidades que possam nos garantir um bom emprego e um certo status. A sociedade e em especial as lideranças políticas tem nos sufocados. Não temos mais apreço pelas utopias, elas se igualaram as coisas impossíveis de acontecerem. Não nos importamos pelas vidas destruídas na África, pelas pessoas mortas nas guerras atuais, pelas crianças recém nascidas do sexo feminino assassinadas na China  e jogadas na calçada. Nossa vida a cada dia tem ficado sem sentido, lutamos por bens materiais com propósito de preencher um vazio , de atrair paz e de solucionar as perguntas feita no início deste artigo: De onde viemos, para que viemos e pra onde iremos. Nem a filosofia nem a religião podem saciar essa sede no coração do homem. Só uma pessoa tem essa capacidade, seu nome é Jesus, Ele sim, pode fazer você viver de forma racional com um coração cheio de fé, além de te libertar do medo de voar, porque Ele te chama para ser como Águia, e Águia não têm medo de altura e nem nasceu pra viver em cativeiro. Que o Senhor nos liberte da gaiola do medo e nos faça voar alto na liberdade que temos em Cristo.

Anderson A.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário